-
05/11/2021
O Alumínio e seu impacto no mercado
O alumínio e seu impacto no mercado
O alumínio é um dos metais mais abundantes, importantes e presentes no mundo. Essa liga metálica que pode ser encontrada em móveis, janelas, portas, acessórios, utensílios de cozinha, eletrodomésticos e tantos outros produtos com várias utilidades, é provavelmente um dos materiais mais presentes na sua casa.
Experimente parar por alguns segundos e observar o que realmente estamos falando. É incrível, não é mesmo?
Agora, você sabe como surgiu o alumínio e quais são os impactos positivos desse material no mercado econômico e financeiro de nosso país?
Continue lendo esse artigo e entenda um pouco mais sobre a raiz da nossa matéria-prima.Como surgiu o alumínio
Segundo levantamentos feitos pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção de Minério) a história do alumínio está entre as mais recentes do âmbito das descobertas minerais. Uma das razões é o fato de não se encontrar alumínio em seu estado nativo, e sim a partir de processos químicos.
Esse minério é chamado de bauxita, que tem como principal característica a sua aparência, semelhante a uma “pedra de barro”. A bauxita foi identificada pela primeira vez lá em 1821, em Les Baux no Sul da França, por Berthier. Na época, o alumínio ainda não era reconhecido e não tinha valor.
Só em fevereiro de 1854 aconteceu a sua primeira obtenção industrial por meio de estudos químicos realizados por Sainte-Claire Deville, que desenvolveu o lingote de metal apresentando-o na exposição de Paris no ano seguinte.
Imagem: Fluxo do material, da extração ao beneficiamento. Fonte: GrantthorntonBom, a história do alumínio é bem extensa e não termina aqui, caso queira ter acesso a ela na íntegra, acesse “História da utilização do Alumínio”, um artigo completo escrito por André Luis Silva da Silva, disponibilizado no site InfoEscola.
Importância do alumínio para o mercado brasileiro
Antes de começarmos a falar da importância desse material para o nosso país, é importante falarmos sobre alguns dados. O Brasil é o:
- Décimo quinto produtor de alumínio primário no mundo, ficando atrás de países como a China, Rússia, Índia e Canadá, Emirados Árabes, Austrália, Vietnã, Bahrain, Noruega, Estados Unidos, Arábia Saudita, Malásia, África do Sul e Islândia;
- Quarto produtor de bauxita, atrás da Austrália, Guiné e China; e
- Terceiro produtor de alumina, atrás de China e Austrália.
Em 2019, o setor gerou 114.015 empregos diretos e 370.867 empregos indiretos, o que acarretou em uma grande evolução na nossa cadeia econômica produtiva, mesmo entrando em tempo de pandemia.
O principal fator que faz do alumínio um grande aliado para a economia do mercado brasileiro, deve-se às suas propriedades físicas e químicas, como: baixa densidade, alta resistência à corrosão e alta condutividade elétrica e térmica.Indústria de alumínio e suas aplicações no mercado da construção civil
Por ser um metal durável, resistente às mudanças climáticas, corrosão e ecologicamente correto, o alumínio é considerado importantíssimo na elaboração de um projeto para o setor da construção civil.
Por sua variedade de aplicação e versatilidade, ele acaba tomando, muitas vezes, o espaço de materiais comuns, como a madeira e o plástico, e adentrando de forma certeira e efetiva em grandes projetos no mercado.
O alumínio também é capaz de proporcionar um alto isolamento térmico se combinado com outros materiais, bem como proporciona maior iluminação natural, reduzindo consumo de energia.
Outras aplicações que podemos facilmente identificar o alumínio e estão presente em nosso cotidiano são:- Revestimento de embalagens diversas, destacando-se as latas e as embalagens Tetra Pak;
- Embalagens domésticas e ferramentas de construção;
- Nas redes de transmissão elétrica; e
- Aparelhos eletrônicos.
A Alumasa
Aqui na Alumasa o alumínio é a nossa principal matéria-prima. São mais de 35 anos de mercado utilizando ele na produção de diversos materiais, como:
- Perfis de alumínio;
- Esquadrias de alumínio;
- Portas de alumínio;
- Divisórias de alumínio;
- Pergolados;
- Decks com imitação de madeira;
- Escadas;
- Entre outros.
Todo o alumínio usado em nossos materiais chega à nossa fábrica no formato mais bruto - tarugos e lingotes. Logo são encaminhadas para o processo de refusão, onde as barras são derretidas em um forno de alta temperatura e depois seguem para o processo normal para a produção de perfis, esquadrias, etc.
Tudo isso só é possível porque investimos diariamente em tecnologia, inovação e qualificação de nossos funcionários. Dessa forma conseguimos proporcionar as melhores entregas aos nossos clientes e os melhores resultados a nossa empresa.
E é graças aos nossos mais de 1000 funcionários altamente capacitados, rede de representantes e nosso administrativo, que hoje somos uma empresa de presença nacional. Sermos reconhecidos como parte importante da economia do nosso país e como referência no setor de distribuição e alumínio é gratificante.
Quer saber mais sobre nossa história e produtos?
Navegue pelo nosso site:
Empresa
Produtos
Catálogos
Representantes Alumasa por todo Brasil
ContatoCompartilhar: